Para começar a usar essa funcionalidade, é necessário primeiro conectar seu painel à Z-API.
🔗 Conecte seu painel com a Z-API: Siga o tutorial Passo a Passo: Configurando a Área de disparos via WhatsApp com z-API para realizar essa integração.
Após configurar seu número, você poderá enviar ou agendar disparos diretamente pelo painel. Veja como:
1. Acesse o caminho:
No menu lateral, vá em Atendimento > WhatsApp > Criar novo disparo
2. Na nova tela, clique em Criar novo disparo
3. Configure as informações iniciais do disparo:
- Título do disparo:
Dê um nome que facilite a identificação posteriormente. (Ex: Promoção Julho | Cliente Inativos) - Selecione o número de envio:
Escolha qual número será usado para enviar as mensagens. Esse será o número exibido para os destinatários.
4. Escolha quando deseja enviar o disparo:
Você terá duas opções disponíveis:
- Enviar agora
- Agendar
Para enviar imediatamente:
Clique no botão “Enviar agora”.
O disparo será feito assim que finalizado o preenchimento das informações.
Para agendar o disparo:
- Clique em “Agendar um horário”
- Escolha a data e horário desejado
⏰ Importante: Os disparos podem ser agendados apenas dentro do horário comercial.
5. Defina os destinatários do disparo:
Você pode escolher entre 3 formas de envio:
- Enviar para todos os clientes e/ou motoristas
Selecione se deseja enviar a mensagem para:
- Apenas clientes
- Apenas motoristas
- Ou para ambos
- Escolher destinatários específicos
Digite o nome de um cliente ou motorista na barra de busca ou você também pode inserir diretamente um número de telefone.
- Importar planilha de contatos
Use esta opção para disparos em massa com contatos organizados em arquivo. Siga esses passos:
- Baixe nossa planilha modelo
- Preencha com os nomes e números dos destinatários
- Importe a planilha diretamente no painel
6. Escreva sua mensagem e adicione anexos:
Digite o conteúdo que deseja enviar no campo de mensagem.
Caso queira inserir o nome do destinatário na mensagem, basta usar a variável clicando em +{nome_destinatario}.
Exemplo: Olá, {nome_destinatario}! Temos uma novidade para você.
No envio real, o sistema substituirá {nome_destinatario} pelo nome de cada pessoa.
📎 Adicionando um anexo (opcional)
Você pode arrastar um arquivo para o campo indicado ou clicar para selecionar do seu computador.
⚠️Atenção: Formatos aceitos: PDF, JPG, PNG. Tamanho máximo: 2MB
Depois de preencher todas as informações, é só clicar no botão “Enviar disparo”.
Como visualizar os disparos agendados:
Para consultar seus disparos acesse no menu lateral: Atendimento > WhatsApp
Na lista exibida, você verá todos os disparos organizados com as seguintes informações:
- Título do disparo
- Data de criação
- Data de envio (ou agendamento)
- Status
- Quantidade de destinatários
Se quiser conferir se algum número não recebeu o disparo corretamente, acesse Atendimento > Logs
Utilize os filtros disponíveis para refinar sua busca:
- Data
- Status do envio
- Tipo de destinatário (cliente ou motorista)
- Título do disparo
A tabela trará as seguintes informações por destinatário:
- Número
- Status (sucesso ou falha)
- Data e hora do envio
- Descrição da mensagem enviada
Assim, você pode identificar rapidamente qualquer problema em disparos e agir com mais agilidade.
Agora que você aprendeu como realizar disparos de mensagens via WhatsApp pela plataforma, sua comunicação com clientes e motoristas ficará muito mais rápida e eficiente! Com esse recurso, é possível enviar avisos, lembretes e informações importantes com apenas alguns cliques.
Se precisar de ajuda, é só chamar nosso time de suporte. Bons disparos! 💬🚀
