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Como enviar mensagens via WhatsApp pela plataforma

Atualizado em 4 de julho de 2025

Para começar a usar essa funcionalidade, é necessário primeiro conectar seu painel à Z-API.

🔗 Conecte seu painel com a Z-API: Siga o tutorial Passo a Passo: Configurando a Área de disparos via WhatsApp com z-API para realizar essa integração.

Após configurar seu número, você poderá enviar ou agendar disparos diretamente pelo painel. Veja como:

1. Acesse o caminho:

No menu lateral, vá em Atendimento > WhatsApp

2. Na nova tela, clique em “Criar novo disparo

3. Configure as informações iniciais do disparo:

  • Título do disparo:
    Dê um nome que facilite a identificação posteriormente. (Ex: Promoção Julho | Cliente Inativos)
  • Selecione o número de envio:
    Escolha qual número será usado para enviar as mensagens. Esse será o número exibido para os destinatários.

🔎 Atenção: O seletor de número de WhatsApp apenas aparecerá se você tiver mais de um número sincronizado!

4. Escolha quando deseja enviar o disparo:

Você terá duas opções disponíveis:

  • Enviar agora
  • Agendar

4.1 Para enviar imediatamente:

Clique no botão “Enviar agora”.

4.2 Para agendar o disparo:

  1. Clique em “Agendar um horário”
  2. Escolha a data e horário desejado

5. Defina os destinatários do disparo:

Você pode escolher entre 3 formas de envio:

  • Enviar para todos os clientes e/ou motoristas
  • Escolher destinatários específicos
  • Importar planilha de contatos

5.1 Enviar para todos os cliente e/ou motoristas

Aqui você pode selecionar enviar para todos os clientes ou motoristas ou os dois juntos

  1. Todos os clientes
  2. Todos os motoristas

5.2 Escolher destinatários específicos

Você pode digitar o número que deseja ou buscar por um cliente ou motorista já cadastrado na plataforma.

5.3 Importar planilha de contatos

Nesta opção, você preenche uma planilha com nomes e números dos contatos que deseja enviar seu disparo. Para isso, siga os passos:

  1. Baixe nossa planilha modelo
  2. Preencha com os nomes e números dos destinatários
  3. Importe a planilha diretamente no painel

6. Escreva sua mensagem e adicione anexos:

Digite o conteúdo que deseja enviar no campo de mensagem.

6.1 Adicionando nome do destinatário na mensagem

Caso queira inserir o nome do destinatário na mensagem, basta usar a variável clicando em +{nome_destinatario}.

💡Exemplo: Olá, {nome_destinatario}! Temos uma novidade para você.

No envio real, o sistema substituirá {nome_destinatario} pelo nome de cada pessoa.

6.2 Adicionando um anexo (opcional)

Você pode arrastar um arquivo para o campo indicado ou clicar para selecionar do seu computador.

⚠️Atenção: Formatos aceitos: PDF, JPG, PNG. Tamanho máximo: 2MB

7. Depois de preencher todas as informações, é só clicar no botão “Enviar disparo”.

Agora que você efetuou seu disparo, é só retornar para a página anterior para visualizar o andamento do seu disparo!


Detalhamento dos envios

1. Para conferir se algum número não recebeu seu disparo, acesse no menu lateral:

Atendimento > Logs

Utilize os filtros disponíveis para refinar sua busca:

  1. Data
  2. Status do envio
  3. Tipo de destinatário (cliente ou motorista)
  4. Título do disparo

A tabela trará as seguintes informações por destinatário:

  • Número
  • Status (sucesso ou falha)
  • Data e hora do envio
  • Descrição da mensagem enviada

Assim, você pode identificar rapidamente qualquer problema em disparos e agir com mais agilidade.


Agora que você aprendeu como realizar disparos de mensagens via WhatsApp pela plataforma, sua comunicação com clientes e motoristas ficará muito mais rápida e eficiente! Com esse recurso, é possível enviar avisos, lembretes e informações importantes com apenas alguns cliques.

Se precisar de ajuda, é só chamar nosso time de suporte. Bons disparos! 💬🚀