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Como Calcular o SLA para o Mercado Envios Flex

Atualizado em 28 de janeiro de 2025

Um bom SLA não só melhora a reputação dos vendedores, mas também impulsiona suas vendas, impactando diretamente o sucesso de suas operações.

Neste guia, vamos explicar como funciona o SLA e como você pode orientar seus clientes para que eles alcancem os melhores resultados.


💡 O que é o Nível de Serviço?


🏆 Benefícios de Manter um SLA Alto

Um SLA acima de 97% é necessário para estar dentro dos padrões de serviço da plataforma. Manter as vendas Flex no prazo garante ao vendedor:

✅ Esses benefícios aumentam a competitividade e impulsionam as vendas dos seus clientes!


📊 Como Funciona o SLA no Mercado Envios Flex?

🗓️ Ciclo de SLA

  • O SLA é calculado em ciclos semanais, de segunda a domingo.
  • Ele considera a data de promessa de entrega para avaliar o sucesso das suas entregas.

✔️ Meta de SLA

  • Um SLA acima de 97% é necessário para estar dentro dos padrões de serviço da plataforma.
  • O vendedor pode acompanhar o porcentagem no “Resumo de vendas” do Mercado Livre.

Caso as entregas Flex estejam sendo feitas no prazo, o seu desempenho dele ficará assim:

Caso as entregas Flex estejam sendo feitas fora do prazo, o desempenho dele ficará assim:


🔢 Como Calcular o SLA?

A fórmula é simples: (Pedidos com entrega/tentativa de entrega / Total de pedidos) x 100.

Exemplo: O o vendedor teve 200 pedidos, entregou/tentou entregar 195 e não entregou 5, o SLA será:

(195 / 200) x 100 = 97,5%

Agora, vamos identificar os status que afetam positivamente (🟢) ou negativamente (🔴) o SLA.

🟢 Status Positivos

Eles não prejudicam o SLA do vendedor, pois significam que:

  • O pedido foi entregue no prazo.
  • Houve tentativa de entrega. (apenas lista)

Veja quais são esses status:

Status Detalhamento
EntregueQuando o pedido é entregue ao comprador.
Endereço ErradoQuando o endereço de entrega não corresponde ao indicado pelo consumidor.
RecusadoQuando o recebedor recusa a entrega do pedido.
Destinatário AusenteQuando o consumidor não se encontra no local.

⚠️ Mesmo que o comprador ignore algum desses status, ele ainda poderá abrir uma reclamação após o prazo de 3 dias, mas o SLA não será impactado negativamente.

🔴 Status Negativos

Esses status reduzirão o SLA do vendedor, pois significam que:

  • Houve ausência de tentativa de entrega.
  • Houve desconformidade entre status.

Veja quais são esses status:

Status Detalhamento
EntregueQuando o pedido é bipado como “Entregue” fora de 1 km do endereço indicado, e o comprador nega o recebimento em um prazo de até 3 dias.
Pronto para enviarO vendedor recebeu o pedido, mas ainda não enviou.
Não pude entregarO motorista não pode fazer a entrega do pedido.
Problema com o veículoO motorista teve problema com o veículo, impossibilitando a entrega.
Destinatário AusenteSe o motorista indicar ausência, mas o comprador confirmar presença em até 5 minutos depois da baixa.

Exemplo de Cálculo de SLA

Imagine o seguinte cenário para 200 pedidos em uma semana:

QTD.StatusDetalhamentoImpacto
180EntreguePedidos entregues no prazo.✅ Positivo
5Endereço ErradoErro no endereço informado pelo consumidor.✅ Positivo
10Destinatário AusenteConsumidor não se encontrava no local.✅ Positivo
5Pronto para EnviarPedidos que não foram enviados pelo vendedor.❌ Negativo

Resultado:

  • 195 pedidos com impacto positivo.
  • 5 pedidos com impacto negativo.

Cálculo do SLA: (195 / 200) x 100 = 97,5%.


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