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Instruções sobre Acareação

Atualizado em 26 de junho de 2024

O que é Acareação?

Dizemos que o pedido está em acareação quando, após o pedido ter sido entregue pela transportadora, o comprador alega que ele não foi entregue. 

Como Funciona o Processo de Acareação 

Fluxo de Acareação 

1. Recebimento da Reclamação: A reclamação chega até nós através do Canal de Vendas ou pelo nosso canal de atendimento próprio. Nós temos até 30 dias para solicitar a acareação.

2. Análise do Comprovante de Entrega: Em seguida, buscamos o pedido na nossa base e analisamos se há comprovante de entrega (foto, nome do recebedor, documento, geolocalização, etc).

3. Caso haja comprovante – Nós repassamos o comprovante para quem fez a reclamação. 

4. Caso não haja comprovante – Nós seguimos com os seguintes passos: 

I) Notificação – Quando o comprador notifica a Log Manager que não recebeu o pedido, nós entramos em contato com a transportadora em até 30 dias.

II) Contato – Após ter ciência da situação, a transportadora tem até 48h úteis para mandar uma justificativa para nós. Nesse tempo, ela deve entrar em contato com o comprador ou retornar ao endereço de entrega para entender o que pode ter acontecido. 

III) Entrega ou Reembolso – Nesse momento, há duas alternativas. 

  • Se o pedido for encontrado em até 48h úteis: a transportadora deve notificar a Log Manager e apresentara um comprovante
  • Se o pedido tiver sido perdido: a transportadora deve notificar a Log Manager, para que o comprador seja reembolsado. Além disso, ela deve alterar o status do pedido para “extraviado”. Em caso de dúvida sobre perda de pedido, acesse o artigo Instruções sobre Perda de Pedido.

Duração do Processo de Acareação 

O prazo máximo para a transportadora mandar a justificativa de um pedido que está em acareação é de 48h úteis.

Após esse tempo, caso não haja retorno da transportadora, o pedido será classificado como extraviado e o comprador é reembolsado automaticamente. 

Comprovantes

Através de um comprovante, a transportadora pode provar que o pedido foi entregue.

Abaixo, veja alguns exemplos: 

  • Bipagem: Através do procedimento de bipagem, conseguimos acessar a latitude e longitude em que o pedido foi entregue. Por isso, a bipagem deve ser feita em frente ao local da entrega. 
  • Documento do recebedor: Com o número de um documento de quem recebeu o pedido, é possível encontrá-lo mais facilmente. 
  • Nome completo do recebedor: Com o nome completo de quem recebeu o pedido, é possível encontrá-lo mais facilmente. 
  • Foto da Fachada do Local: Assim, o comprador poderá reconhecer o endereço de entrega. 
  • Grau de Relacionamento: Através dessa ação, o comprador pode reconhecer o recebedor do pedido.