Logo_site

Artigos

Pesquise a sua dúvida ou navegue pelos artigos

Search

Instruções sobre Perda de Pedido

Atualizado em 18 de junho de 2024

Nesse artigo, daremos instruções referentes à perda de pedidos pelas transportadoras, ou seja, pedidos que foram extraviados, roubados ou avariados. 

O Que Fazer Quando Acontece uma Perda

Atualização de Status

Quando há perda, a transportadora deve atualizar o status do pedido no painel ou no aplicativo da Log Manager. Esse status deve estar sempre de acordo com a justificativa relativa (extravio, roubo ou avaria).

Atenção: Caso o pedido não seja entregue ao cliente ou devolvido ao seller em até 5 dias úteis, ele será classificado como extraviado automaticamente. 

Devolução

Quando o pedido é avariado/roubado/extraviado, ele nunca deve seguir para a entrega, mesmo após a recuperação do pedido.

Em todas as ocasiões, ele deve ser devolvido ao seller. Afinal, assim que o pedido é sinalizado como perda, o comprador é reembolsado imediatamente. 

Comprovante

É muito importante que haja uma comprovação que ateste que o pedido foi devolvido ao seller. Para que o comprovante seja validado, é preciso que ele tenha as seguintes informações:

  • Número do Pedido
  • Número da Nota Fiscal do Pedido
  • Descrição do Pedido
  • Assinatura do Seller

Informações Sobre o Relatório de Perda 

Ao final de cada quinzena, você receberá um relatório da Log Manager com os seus pedidos perdidos. Nesse relatório, estarão:

  • Data
  • Etiqueta
  • Pedido
  • Status
  • Data Status
  • Último Status
  • Data Último Status
  • Valor Total 

Esse relatório será enviado em até 5 dias após o fechamento de cada quinzena. Logo:

  • 1ª QZ (do dia 1 até dia 15): esse relatório será enviado entre o dia 16 e 20. 
  • 2ª QZ (do dia 16 até o último dia do mês): esse relatório será enviado entre o dia 1 e 5. 

Como é Feito o Desconto por Perda

De Quem é Feito o Desconto

Para cada perda, a Log Manager desconta o valor do pagamento da transportadora.

Valor do Desconto 

Quando um pedido é roubado/extraviado/avariado, o reembolso relativo deve ser de 100% em cima do valor da nota fiscal. 

Datas do Desconto 

O desconto é feito 30 dias após o envio do relatório de perda pela Log Manager. A transportadora tem até essa data para contestá-lo.

Nesse tempo, ela deve buscar entender o que aconteceu com os pedidos e, caso haja possibilidade, tentar encontrá-los para devolvê-los ao seller.

Se o pedido for encontrado e devolvido ao seller o desconto não será realizado os pagamentos a transportadora. Ou seja, depois do envio do Relatório de Perda a transportadora tem 30 dias para recuperar o pedido, devolver ao seller. 

Lembre-se de apresentar um comprovante para provar que o pedido foi devolvido ao seller.