Nesse artigo, daremos instruções referentes à perda de pedidos pelas transportadoras, ou seja, pedidos que foram extraviados, roubados ou avariados.
- O Que Fazer Quando Acontece uma Perda
- Informações Sobre o Relatório de Perda
- Como é Feito o Desconto por Perda
O Que Fazer Quando Acontece uma Perda
Atualização de Status
Quando há perda, a transportadora deve atualizar o status do pedido no painel ou no aplicativo da Log Manager. Esse status deve estar sempre de acordo com a justificativa relativa (extravio, roubo ou avaria).
Atenção: Caso o pedido não seja entregue ao cliente ou devolvido ao seller em até 5 dias úteis, ele será classificado como extraviado automaticamente.
Devolução
Quando o pedido é avariado/roubado/extraviado, ele nunca deve seguir para a entrega, mesmo após a recuperação do pedido.
Em todas as ocasiões, ele deve ser devolvido ao seller. Afinal, assim que o pedido é sinalizado como perda, o comprador é reembolsado imediatamente.
Comprovante
É muito importante que haja uma comprovação que ateste que o pedido foi devolvido ao seller. Para que o comprovante seja validado, é preciso que ele tenha as seguintes informações:
- Número do Pedido
- Número da Nota Fiscal do Pedido
- Descrição do Pedido
- Assinatura do Seller
Informações Sobre o Relatório de Perda
Ao final de cada quinzena, você receberá um relatório da Log Manager com os seus pedidos perdidos. Nesse relatório, estarão:
- Data
- Etiqueta
- Pedido
- Status
- Data Status
- Último Status
- Data Último Status
- Valor Total
Esse relatório será enviado em até 5 dias após o fechamento de cada quinzena. Logo:
- 1ª QZ (do dia 1 até dia 15): esse relatório será enviado entre o dia 16 e 20.
- 2ª QZ (do dia 16 até o último dia do mês): esse relatório será enviado entre o dia 1 e 5.
Como é Feito o Desconto por Perda
De Quem é Feito o Desconto
Para cada perda, a Log Manager desconta o valor do pagamento da transportadora.
Valor do Desconto
Quando um pedido é roubado/extraviado/avariado, o reembolso relativo deve ser de 100% em cima do valor da nota fiscal.
Datas do Desconto
O desconto é feito 30 dias após o envio do relatório de perda pela Log Manager. A transportadora tem até essa data para contestá-lo.
Nesse tempo, ela deve buscar entender o que aconteceu com os pedidos e, caso haja possibilidade, tentar encontrá-los para devolvê-los ao seller.
Se o pedido for encontrado e devolvido ao seller o desconto não será realizado os pagamentos a transportadora. Ou seja, depois do envio do Relatório de Perda a transportadora tem 30 dias para recuperar o pedido, devolver ao seller.
Lembre-se de apresentar um comprovante para provar que o pedido foi devolvido ao seller.
