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Instruções sobre SLA Magalu

Atualizado em 7 de junho de 2024

O que é o SLA Magalu?

O SLA é o nível do serviço que vai definir o valor que a Log Manager irá repassar para cada transportadora que faz entregas expressas para a Magalu, utilizando o nosso sistema.

O SLA Magalu utiliza o SLA Final da transportadora para definir os valores pagos por pedido. 

Exemplo

  • A transportadora tem o SLA Final igual a 97%.
  • Essa mesma transportadora entregou 200 pedidos.
  • 200 x R$ 9,90 = R$ 1.980,00.
  • Logo, a transportadora irá receber R$ 1.980,00 (sendo R$ 9,90 de cada pedido). 

Onde encontrar o SLA Magalu

Se você deseja saber qual o SLA Magalu da sua transportadora basta seguir os seguintes passos:

1. Entre no painel da Log Manager.

2. No menu lateral, clique em “Magalu”.

3. Ao expandir, clique em “SLA Magalu”.

Nessa página de SLA Magalu, você poderá visualizar 3 tipos de SLA:

  • SLA Coleta: Mede o nível de desempenho nas coletas. 
  • SLA Entrega: Mede o nível de desempenho nas entregas. 
  • SLA Final: É a média entre os dois primeiros. Serve para medir o desempenho total da transportadora e para definir os valores pagos por pedido.

Caso você queira conferir o cálculo do SLA Final manualmente, é preciso separar a quantidade de pedidos que estão em status a favor do SLA e status contra o SLA. Primeiro, vamos entender a que pedidos se referem esses grupos. 

Status a favor

  • São todos os pedidos que foram atualizados com status que são referentes a tentativa de coleta ou a tentativa de entrega.
  • Essa classificação independe do sucesso das tentativas. 
  • Essa classificação abrange pedidos em que o entregador fez a tentativa de coleta ou de entrega, mas não obteve sucesso por culpa do vendedor, do consumidor ou por qualquer outro agente que não seja ele ou a transportadora. 
  • Os status que fazem parte desse grupo são:
Status que são considerados a favor
– Coletado– Endereço insuficiente– Avariado
– Recebimento Físico– Recusado– Problema no veículo
– Em rota de entrega– Destinatário Desconhecido– Problema no endereço de coleta
– Entregue– Mudou-se– Vendedor não entregou pedido
– Ausente– Ex-funcionário– Coletado por outra transportadora
– Local Fechado– Falecido– Acareação
– Devolvido ao cliente– Roubo ou Furto– Em rota de devolução
– Área de risco– Em processo de devolução– Cancelado
– Extraviado– Setor de devolução 

Status contra

  • São todos os pedidos que foram atualizados com status que são referentes a falta de coleta ou a falta de entrega por culpa da transportadora ou do entregador.
  • Os status que fazem parte desse grupo são:
Status que são considerados contra 
– Pronto P/ Enviar– Insucesso na coleta– Não coube no veículo

Após entender a que pedidos se referem esses grupos, você deve analisar a quantidade de pedidos que você tem em cada grupo. Para isso você precisa exportar a planilha de pedidos na página de SLA Magalu seguindo o passo a passo abaixo.

Exportando Planilha de Pedidos na Página de SLA Magalu

1. No menu lateral, clique em “Magalu”.

2. Ao expandir, clique em “SLA Magalu”.

3. Clique no botão “Exportar p/XLSX”.

Uma planilha, em Excel, com o total de pedidos será aberta. Agora, você pode usar uma fórmula para filtrar os pedidos por status. 

Agora que você já sabe a quantidade de pedidos que estão em status a favor do SLA e status contra o SLA, você deve saber as regras de SLA. Assim, você poderá calcular o SLA de forma manual corretamente. 

Regras do SLA 

Antes de calcular o SLA, é preciso saber as regras que ele está baseado. Veja abaixo quais aspectos levamos em conta para selecionar quais pedidos serão considerados para calcular o SLA. 

  • Levamos em consideração pedidos feitos aos sábados, domingos e feriados nacionais.
  • Levamos em conta a data de promessa da entrega do pedido (conforme o horário do seller) para calcular se o pedido foi entregue no prazo. 
  • Consideramos o último status alterado pela transportadora até 23:59:59 da data de promessa da entrega do pedido.

Com os pedidos selecionados segundo essas regras teremos a “quantidade de pedidos do intervalo”. 

Cálculo do SLA 

SLA Final

Todos os cálculos de SLA feitos têm objetivo de encontrar o SLA Final. O SLA final corresponde à média entre o SLA Coleta e SLA Entrega. 

Fórmula: (SLA Coleta + SLA Entrega) / 2= SLA Final

Exemplo

  • O SLA Coleta é 98%.
  • O SLA Entrega é 95%.
  • (98% + 95%) / 2 = 96,5%.
  • Logo, o SLA Final corresponde a 96,5%. 

Se você tem dúvida em como calcular o SLA Coleta e o SLA Entrega, siga as instruções abaixo.

SLA Coleta

Como já vimos, o SLA Coleta mede o nível de desempenho nas coletas.

Fórmula: quantidade de pedidos do intervalo – quantidade de pedidos com status contra / quantidade de pedidos feitos no intervalo = SLA Coleta

Exemplo

  • O total de pedidos do intervalo definido é igual a 100 pedidos.
  • Esses 100 pedidos seguem a divisão abaixo: 
Número de pedidosStatusGrupo do Status
50ColetadoA favor
45Recebimento FísicoA favor
5Insucesso na ColetaContra
  • A quantidade de pedidos com status a favor, nesse intervalo, é igual a 95.
  • A quantidade de pedidos com status contra, nesse intervalo, é igual a 5.
  • (100 – 5) / 100 = 0,95. Para obter a porcentagem, basta multiplicar esse número por 100.
  • Logo, o SLA Coleta será de 95%. 

SLA Entrega

Para calcular o SLA Entrega, há outro grupo de status que você deve utilizar. Esse grupo contém os pedidos com status que não devem ser entregues. Eles estão de acordo com esta tabela: 

Status que são considerados “Não Entregar” 
– Coletado por outra transportadora– Problema no endereço de coleta– Vendedor não entregou pedido

Após descobrir quais pedidos se encontram no grupo acima, siga os passos abaixo para calcular o SLA Entrega. 

1º passo – Calcule a quantidade de pedidos que precisam ser entregues. 

Fórmula: quantidade de pedidos do intervalo – quantidade de pedidos “Não entregar” = quantidade de pedidos que precisam ser entregues. 

2º passo – Pegue a quantidade de pedidos a favor – o resultado da conta anterior (ou seja, a quantidade de pedidos que precisam ser entregues). O resultado será correspondente ao SLA Entrega. 

Fórmula: quantidade de pedidos a favor – a quantidade de pedidos que precisam ser entregues = SLA Entrega.

Exemplo

1º passo 

  • A quantidade total de pedidos que você teve no intervalo é igual a 100 pedidos.
  • Esses 100 pedidos seguem a divisão abaixo:
Número de pedidosStatusGrupo do Status
2Coletado por outra transportadoraNão Entregar
3Problema no endereço de coletaNão Entregar
5Vendedor não entregou pedidoNão Entregar
90EntregueA favor.
  • A quantidade de pedidos que não devem ser entregues é igual a 10 pedidos. 
  • 100 – 10 = 90. 
  • Logo, a quantidade de pedidos que precisam ser entregues é igual a 90 pedidos. 

2º passo 

  • A quantidade de pedidos que foram entregues é igual a 80 pedidos.
  • A quantidade de pedidos que precisam ser entregues é igual ao resultado do cálculo anterior, ou seja, 90 pedidos. 
  • 80 / 90 = 0,888. Para obter a porcentagem, basta multiplicar esse número por 100.
  • Logo, o SLA Entrega será de 88,8%.