Logo_site

Artigos

Pesquise a sua dúvida ou navegue pelos artigos

Search

Como enviar mensagens via WhatsApp pela plataforma

Atualizado em 27 de junho de 2025

Para começar a usar essa funcionalidade, é necessário primeiro conectar seu painel à Z-API.

🔗 Conecte seu painel com a Z-API: Siga o tutorial Passo a Passo: Configurando a Área de disparos via WhatsApp com z-API para realizar essa integração.

Após configurar seu número, você poderá enviar ou agendar disparos diretamente pelo painel. Veja como:

1. Acesse o caminho:

No menu lateral, vá em Atendimento > WhatsApp > Criar novo disparo

2. Na nova tela, clique em Criar novo disparo

3. Configure as informações iniciais do disparo:

  • Título do disparo:
    Dê um nome que facilite a identificação posteriormente. (Ex: Promoção Julho | Cliente Inativos)
  • Selecione o número de envio:
    Escolha qual número será usado para enviar as mensagens. Esse será o número exibido para os destinatários.

4. Escolha quando deseja enviar o disparo:

Você terá duas opções disponíveis:

  • Enviar agora
  • Agendar
Para enviar imediatamente:

Clique no botão “Enviar agora”.
O disparo será feito assim que finalizado o preenchimento das informações.

Para agendar o disparo:

  1. Clique em “Agendar um horário”
  2. Escolha a data e horário desejado

Importante: Os disparos podem ser agendados apenas dentro do horário comercial.

5. Defina os destinatários do disparo:

Você pode escolher entre 3 formas de envio:

  • Enviar para todos os clientes e/ou motoristas

Selecione se deseja enviar a mensagem para:

  1. Apenas clientes
  2. Apenas motoristas
  3. Ou para ambos
  • Escolher destinatários específicos

Digite o nome de um cliente ou motorista na barra de busca ou você também pode inserir diretamente um número de telefone.

  • Importar planilha de contatos

Use esta opção para disparos em massa com contatos organizados em arquivo. Siga esses passos:

  1. Baixe nossa planilha modelo
  2. Preencha com os nomes e números dos destinatários
  3. Importe a planilha diretamente no painel

6. Escreva sua mensagem e adicione anexos:

Digite o conteúdo que deseja enviar no campo de mensagem.

Caso queira inserir o nome do destinatário na mensagem, basta usar a variável clicando em +{nome_destinatario}.

Exemplo: Olá, {nome_destinatario}! Temos uma novidade para você.

No envio real, o sistema substituirá {nome_destinatario} pelo nome de cada pessoa.

📎 Adicionando um anexo (opcional)

Você pode arrastar um arquivo para o campo indicado ou clicar para selecionar do seu computador.

⚠️Atenção: Formatos aceitos: PDF, JPG, PNG. Tamanho máximo: 2MB

Depois de preencher todas as informações, é só clicar no botão “Enviar disparo”.

Como visualizar os disparos agendados:

Para consultar seus disparos acesse no menu lateral: Atendimento > WhatsApp

Na lista exibida, você verá todos os disparos organizados com as seguintes informações:

  • Título do disparo
  • Data de criação
  • Data de envio (ou agendamento)
  • Status
  • Quantidade de destinatários

Se quiser conferir se algum número não recebeu o disparo corretamente, acesse Atendimento > Logs

Utilize os filtros disponíveis para refinar sua busca:

  1. Data
  2. Status do envio
  3. Tipo de destinatário (cliente ou motorista)
  4. Título do disparo

A tabela trará as seguintes informações por destinatário:

  • Número
  • Status (sucesso ou falha)
  • Data e hora do envio
  • Descrição da mensagem enviada

Assim, você pode identificar rapidamente qualquer problema em disparos e agir com mais agilidade.


Agora que você aprendeu como realizar disparos de mensagens via WhatsApp pela plataforma, sua comunicação com clientes e motoristas ficará muito mais rápida e eficiente! Com esse recurso, é possível enviar avisos, lembretes e informações importantes com apenas alguns cliques.

Se precisar de ajuda, é só chamar nosso time de suporte. Bons disparos! 💬🚀