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Quando Usar Cada Status

Atualizado em 21 de outubro de 2024

Ao selecionar algum status é preciso ter certeza que ele corresponde a situação do pedido. Além disso, é preciso seguir algumas regras obrigatórias para comprovação do status.

Para auxiliar nessa tarefa, esse artigo contará com o detalhamento de cada status.


Status 

Chamamos de “Status” a situação em que o pedido se encontra. A partir da atualização de status é que podemos visualizar todo o trajeto do pedido: desde a coleta até a entrega. 

Geolocalização 

A “Geolocalização” é uma tecnologia que permite a identificar as coordenadas geográficas no momento que o pedido é bipado. Isso garante a segurança do pacote e é considerado um dos itens que comprova se a alteração de status foi feita no local devido. 

Para um bip onde a geolocalização é considerada obrigatória, é preciso bipar o pedido em até, no máximo, 1km do local. Além desse limite a geolocalização não será válida e estará em desconformidade.

Origem da alteração 

A “Origem da alteração” é o local de acesso, no sistema, em que o status do pedido pode ser alterado. Na Log Manager, há dois locais de acesso para mudança de status:

  • Por painel: Essa alteração pode ser feita por um operador da transportadora. Ela é realizada através do painel da Log Manager. 
  • Por aplicativo: Essa alteração pode ser feita por um operador da transportadora ou pelo motorista. Ela é realizada através do aplicativo da Log Manager. 

Foto

Quando falamos sobre “Foto”, queremos dizer a imagem que comprova que o motorista bipou o pedido no local correto. Essa imagem deve ser tirada pelo motorista para confirmar que ele esteve no local. Logo, a foto deve:

  • Ser nítida;
  • Mostrar a fachada do local. 

Detalhamento 

O “Detalhamento” é a descrição do significado de cada status existente no sistema da Log Manager. 

Tabela de Status

StatusGeolocalizaçãoOrigem da AlteraçãoFotoDetalhamento
ColetadoObrigatórioAplicativoQuando o pedido é coletado com o vendedor.
Recebimento Físico –Aplicativo/PainelQuando a transportadora recebe o pedido coletado. 
Em rota de entregaAplicativo/PainelQuando o pedido sai da base da transportadora e segue para o comprador. 
EntregueObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando o pedido é entregue no endereço definido. 
AusenteObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando não há ninguém no endereço de entrega.
Local FechadoObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando o local de entrega está fechado.
Devolvido ao clienteAplicativo/PainelQuando o pedido for devolvido ao vendedor, ou seja, ao cliente da transportadora.
Área de riscoAplicativo/PainelQuando o pedido não puder ser entregue, pois o endereço está localizado em área de risco. 
Extraviado –Aplicativo/PainelQuando há perda do pedido.
Cancelado –Aplicativo/PainelQuando o pedido é cancelado pelo comprador. 
Endereço InsuficienteObrigatórioAplicativoQuando falta alguma informação imprescindível no endereço de entrega do pedido. 
RecusadoObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando, no endereço de entrega, o recebedor não aceita a entrega do pedido. 
Destinatário DesconhecidoObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando o destinatário não é conhecido no endereço de entrega do pedido. 
Mudou-se ObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando o destinatário não mora mais no endereço de entrega do pedido.
Ex-funcionárioObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando o comprador não trabalha mais no endereço de entrega do pedido. 
FalecidoObrigatórioAplicativoObrigatórioQuando, ao chegar no endereço de entrega, o motorista for informado que o comprador faleceu. 
Roubo ou FurtoAplicativo/PainelQuando o pedido é roubado ou furtado. 
Em processo de devolução –Aplicativo/PainelQuando o pedido é devolvido pelo comprador e precisa retornar para o vendedor. 
Setor de devolução –Aplicativo/PainelQuando o pedido devolvido se encontra no setor de devolução da transportadora e deve ser devolvido ao vendedor em breve. 
Em rota de devoluçãoAplicativo/PainelQuando o pedido sai da base da transportadora para retornar ao vendedor. 
AvariadoAplicativo/PainelObrigatórioQuando ocorre algum dano no pedido durante a entrega do pedido. 
Problemas no veículoAplicativo/PainelQuando o veículo de transporte apresenta algum problema. Dessa forma, impossibilitando a entrega do pedido. 
Área afetada pela chuva Aplicativo/PainelQuando o local de coleta ou entrega está afetado por chuva ou alagamento. 
Insucesso na coletaAplicativo/PainelQuando, por algum motivo, não é possível realizar a coleta com o vendedor.
Não coube no veículoAplicativo/PainelQuando o pedido ultrapassa a dimensão máxima permitida. 
Problema no
endereço de coleta 
Aplicativo/PainelQuando o endereço de coleta está errado. 
Vendedor não
entregou pedido
Aplicativo/PainelQuando o vendedor não entrega o pedido ao motorista. 
Pedido acima da dimensãoAplicativo/PainelQuando um pedido está acima das dimensões 40x40x40 cm em qualquer um dos lados ou peso superior a 6Kg. 
Coletado por outra transportadoraAplicativo/PainelQuando outra transportadora coleta o pedido.
Acareação –Aplicativo/PainelObrigatórioQuando, após o pedido ter sido entregue pela transportadora, o comprador alega que ele não foi entregue.
Duplicado   –Aplicativo/PainelQuando o pedido é duplicado no sistema. 

Os status que não estão em conformidade com essa tabela serão desconsiderados e prevalecerá o status anterior que cumpra os requisitos solicitados.